21 novembro 2005

Já lá vão dois dias...

Hoje foi o segundo dia que estive na formação com os "velhotes" - a aprenderem a mexer e trabalhar no computador!
Tem sido bastante interessante, eles são muito simpáticos, a maioria tem imensa vontade de aprender, apesar de dizerem muitas vezes: "Ah eu não sei nada! Não sei se tenho jeito para isto! No próximo dia já não me lembro aquilo que aprendi hoje!"

Existem apenas 3 ou 4 pessoas que já tinham mexido num computador e por isso o sabem ligar. Caso contrário ninguém sabia sequer ligar o computador.. Por isso comecei por explicar que o computador não é o monitor, como quase sempre se pensa, mas sim o CPU. Falei-lhes do teclado e do rato. Expliquei-lhes como fazer para ligar o computador, e como na ESEL é necessário, tínhamos de colocar username e password.
Aí é que foi giro!!
Tinham mesmo de começar a mexer no rato e no teclado..
Bem estivemos cerca de 1h30 para todos ligarem os computadores:
- foi preciso explicar o porquê de pedir isso
- em casa se não quisermos o computador inicia logo sem pedir esses dados
- saberem mexer no rato para ele dar origem ao cursor, quando está em cima de texto
- clicarem no rato no sítio certo para poderem escrever o nome de utilizador
- como já existia um nome, tinha de ser apagado para escrever o nome destinado ao projecto
- e como é que se apaga? duas teclas: delete e seta para o lado esquerdo
- depois usar o teclado para escrever
- mudar para o campo de baixo para escrever a password
- clicar no ok ou na tecla enter para avançar
- e finalmente o computador chega ao ambiente de trabalho!!

E o que é o ambiente de trabalho?
Isso ficou para a sessão seguinte!..

Pois é e na sessão seguinte, que foi hoje, tiveram de fazer tudo outra vez, como acontecerá em todas as sessões! Já foi mais rápido. Alguns já conseguiram fazer sozinhos sem terem dúvidas.

De facto, a maior dificuldade e resistência por parte deles é relativamente à mobilidade da mão sobre o rato, controlá-lo, clicar suavemente com o dedo no botão esquerdo. A maioria clica com força, fica a carregar, ... Promenores que vão sendo corrigidos por eles próprios..

Por isso, pensei que nada melhor como "brincarem" um pouco no TuxPaint (programa de desenho para crianças) para poderem treinar o uso do rato, a sensibilidade, os movimentos e a escrita..

Até um dia destes
Joana Viana