23 janeiro 2006

Novidades no estágio

Olá a todos!
Seguindo o exemplo do João resolvi actualizar-vos sobre o meu estágio!
No GAAIRES (Grupo de Avaliação e Acompanhamento da Implementação da Reforma do Ensino Secundário) temos andado hiper ocupados, como é normal. Uma vez seleccionadas as escolas que o grupo vai visitar para avaliar a implementação da reforma (Dec-Lei n.º 74/2004), tornou-se necessário formar equipas de 2 elementos para as visitas. Cada equipa é constituida por um elemento do ISCTE e um do ME. No caso da minha equipa vamos a duas escolas no Porto (ainda não posso divulgar quais), uma em Arraiolos e outra em Setúbal.
Também dividímos os materiais de recolha de informação pelos diferentes membros do grupo e fiquei responsável pelo guião de entrevista a técnicos de SPO e pelo guião de focus group aos alunos. Acho que nunca tínhamos falado de focus groups, mas como o coordenador do estudo dá a disciplina equivalente a MTI no ISCTE deu-me uma aulinha em 15 minutos para me explicar como se faz este guião.
Entretanto fui a uma reunião de Conselhos Executivos de um agrupamento de escolas porque a minha orientadora de estágio no ME achou que poderia ser uma experiência interessante, uma vez que se ia explicar e apresentar as mais-valias dos cursos profissionais e de educação e formação.
A par disto ando a responder a questões que nos são enviadas por mail sobre cursos profissionais e cursos de educação e formação e ando a rever um questionário que vai ser utilizado num outro estudo da Direcção-Geral onde me encontro.
Por fim, andamos a preparar a reunião de dia 26, no ISCTE, com a Comissão de Acompanhamento do GAAIRES e a actualizar os documentos que temos disponíveis no nosso site.
Desenganem-se os que pensavam que na função pública não se trabalha!