Formar ou Informar?!..
Numa sessão de formação, em vez de se definirem os objectivos, conteúdos e actividades previamente, realiza-se no final da sessão uma síntese daquilo que aconteceu.
Para se avaliar é necessário definir critérios, parâmetros e instrumentos de avaliação. E não preencher uma ficha estereotipada, perguntando apenas se gostaram ou não do que ouviram na sessão.
Exemplo de conteúdos: os próprios formandos e a sua “circunstância pedagógica”, tal como a do formador, enquanto interlocutor.
Albano Estrela, 2003
(In: Estórias com Pedagogia Dentro)
(In: Estórias com Pedagogia Dentro)
Não é o professor que ensina, mas sim o aluno que aprende.
Para reflectir...
Joana Viana
1 Comments:
concordo! Mas nos tempos que correm, não esqueçamos o valor FUNDAMENTAL do senhor professor... Acho que este país tem esquecido isso. A pedagogia faz-se dentro da sala de aula, não num qualquer gabinete do Ministério da Educação
Enviar um comentário
<< Home