04 novembro 2006

Olhar de Nuno Crato sobre a Educação...

Quem já leu o livro de Nuno Crato, as reflexões e críticas infundadas que desenvolveu relativas à educação em Portugal, especialmente ao nível do ensino da matemática...
"Eduquês em Discurso Directo - Uma Crítica da Pedagogia Romântica e Construtivista"?

O impacto tem sido grande nos media em geral e junto de pais e educadores. No entanto, deve ser lido atentamente e para quem, como nós, conhece alguns dos autores, teorias e perspectivas enunciadas no livro apercebe-se que a sua análise é tudo menos coerente, fiel à realidade, fundamentada...
Algumas das passagens são adulteradas ou mesmo omitidas, relativamente ao contexto de determinadas afirmações.
A própria perspectiva e quadro teórico do construtivismo, iniciado e definido por Piaget não se encontra transparente nem apresentado na íntegra.

O autor utiliza expressões, frases, afirmações, teorias, passagens de livros e documentos de educação de acordo e moldado consoante o que quer afirmar....!! Com o objectivo de passar uma mensagem a pais e educadores, que não têm os instrumentos e conhecimentos fundamentais para analisarem e assimilarem tal informação.

Enquanto "gente da educação" e especialmente das ciências da educação deveremos estar atentos!!

Há cerca de duas semanas foi lançado outro livro pela Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM), da qual Nuno Crato é Presidente, livro coordenado pelo mesmo autor, com a intervenção de vários professores de matemática e elementos da SPM sobre "Desastres no Ensino da Matemática: como recuperar o tempo perdido".

Deixo-vos uma entrevista de Nuno Crato, onde sublinha que ensinar é, essencialmente, transmitir conhecimentos. Sem transmissão não é possível ensinar! Defende a necessidade da avaliação externa, do aumento de exames nacionais. Critica a ideia de que "no campo devem ser usados exemplos de batatas e na cidade exemplos de prédios", que segundo ele é "tratar os alunos como atrasados mentais e promover a sua limitação cultural", acrescentando que "a excessiva contextualização é um obstáculo ao treino específico de certas rotinas e procedimentos que, sendo dominados, permitem depois raciocinar melhor".

Analisem, reflictam e deixem os vossos comentários e opiniões...

Joana